quinta-feira, 11 de junho de 2015

Todo mundo tem estilo


Tem gente que fala “fulana tem estilo”, ou pior “fulana não tem estilo nenhum”, o que não é uma verdade, porque todo mundo tem estilo! Estilo é a soma das escolhas que a gente faz, da nossa personalidade, da nossa rotina, do nosso estilo de vida. Por isso mesmo, na consultoria de estilo a gente chama de “identidade visual”: O seu estilo é o que você é, na forma da sua aparência.


O nosso estilo não muda de acordo com o nosso estilo de vida? Ou de acordo com o que a gente evoluiu ou alguns aspectos da nossa personalidade? Não carregamos durante toda a vida elementos do estilo das nossas mães? Não “imitamos” o estilo das nossas colegas da escola / faculdade / trabalho de acordo com o que faz o nosso olhinho brilhar? Isso não é ruim, e nem quer dizer que o nosso estilo ainda não está definido e sim que ainda estamos construindo, assim como estamos sempre “em construção” da pessoa que somos. A nossa essência está sempre lá, em algum elemento, e acompanha a gente independente das nossas escolhas “do dia”. Por exemplo: Eu sou super romântica (na personalidade e no estilo). Se eu decidir sair com um look mais rocker (que eu adoro!!), é provável que tenha renda, babadinhos ou tule nas peças, ou que a modelagem seja mais feminina, que o colar de caveirinha seja bem delicado, entre outras opções…


Já deve ter acontecido de você mudar de emprego e ter que mudar o seu “guarda-roupas de trabalho” porque o dress code da empresa nova é diferente, ou porque você não vai se sentir bem usando uma roupa muito diferente do restante da equipe. Eu usava muito terninho e camisa social quando trabalhava no RH de indústrias farmacêuticas, onde o dress code é mais formal. Quando comecei a trabalhar no RH de empresas de moda, eu comecei a usar mais calça jeans e camisetas. Depois que fui trabalhar no Marketing, até shorts eu usei! Eu não poderia ir de shorts jeans para a indústria farmacêutica, e também não estaria adequada se fosse de terninho risca de giz para uma empresa super informal como a maioria das empresas do segmento de moda é. Independente da roupa que eu estava vestindo. O meu estilo estava impresso lá, através da modelagem que eu escolhia, as cores das peças, os acessórios que usava…
Você deve conhecer alguém que sempre usou saltos altíssimos, mas depois de ser mãe passou a preferir as sapatilhas. O estilo mudou porque o estilo de vida mudou. Carregar um bebê no colo, ou correr atrás de uma criança no parquinho agora faz parte da realidade dessa mulher, e de salto alto não dá, né? Antes, a prioridade dessa mulher era estar elegante ou sexy, e agora a prioridade é o conforto. E ela pode muito bem estar sexy e confortável, ou elegante e confortável ao mesmo tempo!! A gente pode ser tudo que a gente é ao mesmo tempo nas nossas roupas como a gente é na nossa vida! A gente não é funcionária, mãe, namorada, filha, vizinha, chefe, amiga, cunhada e mais um monte de coisas ao mesmo tempo? A moda permite que a gente seja sexy, elegante, estilosa ao mesmo tempo que estamos super confortáveis!! Eba!!
Estilo é o que a gente sempre preferiu (prioridade de alma) + o que a gente está preferindo agora (prioridade de vida). É assim que alguém que faz o estilo mulherão começa a usar sapatilhas, pra carregar o filho no colo. E aí, se essa mulher é cliente da consultoria de estilo, a gente começa a “ensinar” novas formas de ela continuar parecendo “um mulherão” da forma que ela pode agora, na nova rotina dela: Um batom vermelho, uma estampa mais ousada, uma modelagem mais ajustada… O que não pode é ela deixar de ser quem ela é, né?
Texto meu, originalmente publicado ontem no Superela! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário