sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Por que você perde tanto tempo escolhendo a roupa que vai usar

perde tempo escolhendo a roupa que vai usar
Se existe uma regra na hora de se vestir que a gente precisa obedecer é essa: você precisa estar vestida todos os dias da sua vida, pra onde quer que você for!
Mas, ainda que essa atividade seja rotineira e todos os dias a gente esteja escolhendo a roupa que vai vestir (em alguns dias usamos até mais de um look, dependendo da nossa agenda), parece ser uma atividade mais difícil para algumas pessoas que pra outras.
Mas, porque isso acontece? Esses são alguns dos possíveis motivos:
* Você tem muitas roupas que não servem mais para o corpo que você tem atualmente ou pra sua rotina atual.
Sabe aquela calça que você guardou para usar de novo quando emagrecer? Ou aqueles vestidos de festa que você vai voltar a usar quando sua vida noturna estiver mais agitada? Ou aquele monte de roupa social que vai usar quando conseguir um emprego melhor ou uma promoção? Todas essas peças te fazem ter a sensação de que tem roupa pra caramba, quando na verdade, elas não servem pra vida que você tem hoje e só te atrapalham.
* O seu estilo mudou e as roupas parecem não combinar mais com você
“Como você pôde usar isso um dia?” é o que você se pergunta toda vez que vê algumas peças no seu guarda-roupas… mas, apesar da certeza de que você nunca mais vai voltar a usar aquilo, você não vende, não dá, não joga fora. Por que mesmo?
* A maioria das peças que não usa foram compradas por impulso, só pra ter aquela peça que estava na moda 
Nem tudo que está na moda serve pra você, pro seu corpo, pra sua rotina, pra sua personalidade, pro seu estilo… mas, se ainda assim, você quer comprar uma “tendência” para o caso de surgir uma oportunidade de usar (enquanto a peça estiver na moda), tente pagar o mais barato possível por ela. Já falei aqui sobre o custo x benefício das peças. Vale a pena ler!
* A maioria das peças que não usa com frequência (ou nunca usa!) foi comprada na promoção
É o famoso “barato que sai caro”. A blusinha custava R$120 e você pagou R$20. Uma pechincha! Maaaas, você não consegue usar porque ela não combina com nada que você tem… na verdade ela não combina nem com você.
* Você tem muitas roupas, não consegue enxergar todas as opções e, por isso, acaba usando sempre as mesmas, que estão mais acessíveis, mais “a vista”
Você faz uma pilha com as blusinhas de malha, outra com as de linha, outra com as pólos… e nunca pega as que estão embaixo, pra não desarrumar tudo… e acaba usando sempre as mesmas. Usa, lava, passa, coloca em cima de novo e usa de novo.
Como o seu guarda-roupas é pequeno (considerando a quantidade de roupa que você tem), você precisa pendurar várias peças no mesmo cabide… na correria, sempre pega a que está em cima e nem lembra mais o que tem embaixo. Talvez até tenha comprado uma peça parecida por não saber que tinha uma “em algum lugar”.
* Você sempre faz as mesmas combinações e acaba achando que tem pouca roupa por não conseguir pensar em novas possibilidades
Isso acontece muito com peças estampadas e de cores mais fortes e/ou diferentes da cartela de cores que costuma usar. Se tem uma calça estampada de verde, preto e branco… você só usa com uma blusa preta, ou verde, ou branca. Aquela blusa neon? Só usa com calça jeans…
Pode parecer um problema “normal”, já que a maioria das mulheres comenta que “não tem o que vestir” mesmo tendo um guarda-roupas abarrotado, mas a verdade é que ter somente peças que você usa, que te valoriza e que facilita o seu processo de escolha é possível e traz muitos benefícios:
* Te garante alguns minutinhos a mais de sono, já que não vai ficar horas na frente do guarda-roupas pensando no que vai vestir.
Acordou, olhou a previsão do tempo, lembrou dos compromissos do dia, abriu o guarda-roupas e se vestiu.
* Eleva a sua autoestima, já que o que tem no guarda-roupas é somente o que te deixa bonita, o que realmente funciona pro seu corpo
Sabe aquelas peças que você coloca e tira toda vez que tenta usar porque você nunca gosta do que vê no espelho quando usa? É delas que eu estou falando! Tira elas já do armário!
* Vai te fazer se sentir mais segura, sabendo que qualquer coisa que vestir vai ser adequado
Pintou um compromisso em cima da hora? Você sabe que tem roupa pra usar.
* Vai te fazer economizar
Você vai ver que tem roupas que não lembrava que tinha e que, quando tirou aquelas peças que não combinava com você, sobrou o suficiente pra você ficar um bom tempo sem repetir coordenações.
Isso tudo eu faço com as minhas clientes da consultoria de estilo, na etapa de revitalização de guarda-roupas. Mas, se você quiser começar o processo sozinha, pode começar olhando peça por peça e se perguntando se você compraria novamente caso estivesse vendo ela na arara da loja. Se depois que você considerar o seu corpo (o que gosta e não gosta nele, o que quer valorizar e o que quer disfarçar), o seu estilo e a sua rotina atual, a sua resposta for negativa, a peça deve ser doada/vendida!
Se precisar da minha ajuda, me mande um e-mail: vestindoautoestima@gmail.com
Texto meu, publicado originalmente aqui, no Superela! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário